Dieta com restrição de glúten não ajuda a emagrecer

Por J.Costa


Gwyneth Paltrow, Miley Cyrus, Novak Djokovic, conhece? Essa são famosas celebridades adeptas da dieta sem glúten. Graças a uma onda entre as famosas que esta dieta tornou-se tão popular e agrega a cada dia mais pessoas. Mas será que cortar os alimentos com glúten do cardápio realmente ajuda a alcançar as medidas perfeitas e com saúde?

Surpreendentemente, especialistas afirmam a perda de peso e o glúten não estão relacionados.

São vários os alimentos ricos nesta proteína que estão presentes diariamente na mesa dos brasileiros, como: pães, bolos, outros tipos de massa e a cervejinha do fim de semana.

Dieta com restrição de glúten não ajuda a emagrecer

As pessoas que emagrecem cortando glúten, na verdade cometem um pequeno engano, pois na verdade param de ingerir alimentos que além da famosa proteína possuem carboidratos. A perda de peso está baseada no menor consumo do segundo.

Consuma glúten

Se não é um problema de saúde que te impede de consumir glúten não há motivo para que deixe de consumi-lo. Ele pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.

Cortar glúten não significa perda de peso ou mais saúde e, além dos produtos serem mais caros, ainda utilizam de açúcar e calorias para compensar o sabor. Outro fator que desfavorece é uma menor quantidade de fibras.

Uma dieta balanceada em glúten e carboidratos pode ajudar a prevenir o câncer, doenças cardíacas, entre outras.

Doenças que restringem o consumo de glúten

Algumas doenças realmente forçam a pessoa a cortar o glúten da dieta, devido a uma intolerância do organismo à proteína. A mais conhecida é a doença celíaca, a qual a atriz Isis Valverde possui. Outras são a alergia e dermatite herpetiforme. Mas apenas nestes casos é necessário abdicar do consumo.

Os sintomas alérgicos são: urticária, inchaço dos lábios e possibilidade de falta de ar. Já a dermatite herpetiforme manifesta-se com coceira nos cotovelos e bolhas. Se não tratada pode levar a lesões na mucosa do intestino delgado.

As pessoas com doença celíaca devem ter ainda mais cuidado. A ingestão de glúten pode levar a danos na mucosa do intestino delgado, além de várias outras consequências a partir dessa. Como o organismo não conseguirá absorver vitaminas, nutrientes, entre outros, a pessoa pode sofrer de diarreia e portanto anemia. Outros quadros ainda podem se manifestar como: perda de massa óssea, muscular, e doenças neurológicas.

Dieta saudável

A melhor forma de perder peso de forma saudável segue uma receita clichê: dieta balanceada e exercícios físicos regulares. Simplesmente cortar glúten da dieta não vai trazer os resultados desejados. Faça a escolha certa!

Continue lendo:

One thought on “Dieta com restrição de glúten não ajuda a emagrecer

  1. Minha neta é celíaca e usa somente produtos naturais, o peso não reduziu porque houve a substituição de produtos que tinham gluten por aqueles sem o gluten, ela só perdeu um pouco de peso no inicio do tratamento, estranhou um pouco a troca, agora está normal.

    Eu consumo produtos naturais e faço caminhadas todos os dias, adoro ler e aprender sobre saúde!

    Comecei a usar o goji berry para melhorar a saúde e perder peso, encontrei um goji com extrato puro e tem preço excelente, indico para quem quiser, funcionou muito bem para mim. o site é: http://www.gojimais.com.br/

    Também uso o goji berry com café verde, que é termogênico e queima gordurinhas da barriga, visite este endereço aqui: http://www.gojimaiscafe.com.br/

    Vou indicar para minhas amigas esta página! obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.