Dieta alcalina promete perda de peso e prevenção de doenças, mas funciona?

Por J.Costa


A dieta alcalina traz consigo várias promessas como esculpir o corpo, reduzir doenças inflamatórias, doenças cardíacas, aumentar a energia e até curar o câncer. Porém as evidências reais não são suficientes para apoiar essas alegações.

Dieta alcalina promete perda de peso e prevenção de doenças, mas funciona?

O que é a dieta alcalina?

A promoção desta dieta afirma que o excesso de ácido no corpo é a situação ideal para o surgimento de doenças. Os defensores da dieta alcalina pregam que a alimentação ideal deve seguir a proporção de 80% de alimentos alcalinos e 20% de ácidos. Com isso acredita que o pH do corpo se manterá em um nível ótimo, preservando assim a saúde.

Seguindo esta ideia de proporção o cardápio fica muito próximo do vegetariano. Consome-se menos carne, café, alimentos lácteos, refrigerante, álcool, entre outros. Assim o pH sanguíneo torna-se ligeiramente alcalino, fazendo com que o organismo trabalhe da melhor forma possível.

É realmente necessário deixar o organismo mais alcalino?

De acordo com o Dr. Douglas Samuel, gastroenterologista e professor de medicina na Universidade de Sydney, a resposta é não! Os pulmões e rins fazem o papel de controlar o pH no corpo. Ele ainda alega que esta dieta não passa de uma teoria, pois não é possível que ela mude o organismo para uma forma mais alcalina.

A medida do pH dos alimentos não reflete sobre o quanto são ácidos ou alcalinos após o metabolismo.

A dieta alcalina e a urina

A ideia na qual se baseia a dieta alcalina tem suas raízes no século 19. Neste tempo percebeu-se que mudar a alimentação dos coelhos de herbívoros para carnívoros fez com que a urina dos bichinhos passa-se de alcalina para ácida.

Mas neste caso a urina só prova a perfeição do corpo ao lidar com o pH, a eliminação acontece justamente visando controlar os níveis no sangue.

Um fator verdadeiro na dieta alcalina é que ela ajuda na prevenção de formação de cálculos renais. A pessoa que consome alto teor de proteína animal tem maior propensão a manifestar este quadro. Na dieta alcalina acredita-se que a carne seja ácida evitando assim sua ingestão.

Outra promessa da dieta alcalina é a prevenção do câncer. Apesar das células cancerosas sobreviverem melhor em ambientes ácidos, isso se aplica a laboratórios e nada tem haver com o corpo humano.

A dieta alcalina é importante por incentivar as pessoas a consumirem mais frutas e legumes, tornando-se mais saudáveis e perdendo peso pelo novo cardápio.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.