Dieta Alcalina emagrece? Para que serve?

Por J.Costa


Ultimamente experimentar novas dietas tem sido um passatempo por aqueles que desejam emagrecer. Claro que isso é saudável desde que essas dietas ofereçam benefícios para a saúde como é o caso da dieta Alcalina.

“A boa dieta é aquela que além de fazer a pessoa perder peso também cura problemas de saúde”.

A dieta Alcalina foi desenvolvida visando atender pessoas com problemas de artrite , diabetes e câncer. Ela também retarda o envelhecimento além de outros supostos benefícios.

Para entender a dieta vamos primeiro entender que o pH é a medida de ácidos alcalinos que somos. Um pH de 0 é completamente ácido e um pH de 14 totalmente alcalinas. Um pH de 7 é neutro.

Enquanto o estômago tem um pH de 1,5 à 3,5 para ajudar na digestão, o sangue deve ter de 7,35 à 7,45. O objetivo da dieta é fazer com que determinados alimentos ajudem a manter o equilíbrio pH do organismo e melhore a saúde geral do paciente.

Dieta Alcalina emagrece

O que pode comer

Basicamente esta é uma dieta vegetariana. Além de vegetais e frutas frescas, pode-se ingerir produtos à base de soja, nozes, grãos e legumes.
Fica proibido o consumo de carne, peixe, aves, produtos lácteos, alimentos processados, açúcar branco, farinha branca e cafeína.

Será que é boa mesmo?

Segundo Marjorie Nolan da Associação Dietética Americana a Dieta Alcalina é Saudável, mas o nosso corpo regula o pH do sangue entre 7,35 e 7,45, não importa como nós comemos.

Alguns pesquisadores tem especulado que a dieta alcalina pode retardar a perda óssea e muscular. Especula-se também que esse tipo de alimentação possa prevenir o câncer – alguns estudos têm mostrado que os vegetarianos têm menores chances de desenvolver a doença.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.