Dieta 5:2 faz perder peso e viver mais?

Por J.Costa


Segundo o Dr. Michael Mosley, os Jogos Olímpicos inspiraram na busca do brilho físico e saudável dos atletas e o jejum intermitente tem sido sugerido como a chave para a perda de peso. Por esse motivo, foi criada a dieta chamada “5:2″ que promete perda de peso com saúde. Confira!

Segundo o doutor Mosley, o objetivo da dieta é fazer com que as pessoas vivam mais, fiquem mais jovens e além de tudo percam peso. Ainda segundo o médico, outro destaque da dieta é que ela não priva as pessoas de comerem o que querem, ou seja, não é preciso fazer grandes alterações no estilo de vida.

Michael destaca ainda que grandes religiões defendem jejum, mas a maioria dos médicos aconselham a nunca pular uma refeição. O raciocínio por detrás disso é que as pessoas que pulam as refeições tendem a comer lanches ricos em gordura quando ficam com fome, mas pensando por outro lado, é praticamente impossível uma pessoa viver a vida toda em uma dieta de restrição calórica severa.

Estudos sobre o jejum

Um cientista que estuda o jejum há muito tempo é o professor Valter Longo, diretor do Instituto da Universidade de Southern, na California.
Em visita informal ao cientista, o Dr. Michael Mosley notou um rato geneticamente modificado para viver mais tempo conseguindo chegar a 5 anos de idade, ou o equivalente a 120 anos de um ser humano.
Nota-se que esse ratos tem uma ligação entre o jejum já que o jejum reduz os níveis de IGF-1 e também parece iniciar um processo que muda a reparação do ADN.

A dieta 5:2

Criada pelo cientista, o Dr. Krista Varady da Universidade de Illinois, em Chicago, ela é chamada de jejum em dias alternados e é muito simples de ser feita: em dois dias da semana você faz jejum e nos outros cinco você come normalmente.

A dieta original é a citada acima, contudo, o Dr. Michael Mosley realizou um ajuste para torná-la mais fácil de ser seguida: em dias de jejum, são autorizados cerca de 600 calorias por dia, se você for um homem, ou 500 calorias se você é uma mulher.

Segundo os resultados preliminares, o grupo que seguiu a dieta teve grandes quedas nos níveis de colesterol LDL, o “colesterol ruim”, além da pressão arterial. Médicos estão fazendo a experiência de um ano para avaliar os efeitos a longo prazo na perda de peso e saúde.

Exemplo de prato

Os médicos por trás dessa dieta recomendam que nos dois dias restritos da semana se coma algo como ovos mexidos e presunto no almoço e peixe grelhado e verduras na janta. Chá verde, chá preto e café com adoçante são permitidos.

Veredito

De acordo com a opinião médica atual, os benefícios do jejum não são comprovados, mas a dieta é simples e pode realmente ser a chave para uma vida saudável.

De um modo geral a dieta 5:2 não é recomendada para mulheres grávidas ou diabéticos e deve ser feita sob supervisão médica.

Continue lendo:

One thought on “Dieta 5:2 faz perder peso e viver mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>