Dicas para comer melhor no verão

Por J.Costa


Quer afastar a desidratação e evitar o risco de infecções nesse verão? Conheça dicas para comer melhor no verão!

A estação mais quente do ano é, sem dúvida, o verão e é nessa estação que o corpo precisa de muita água, por isso acaba consumindo menos calorias do que no inverno. Para não ficar sem nenhum e nem outro, ou seja, sem se hidratar e sem se alimentar adequadamente, é necessário tomar alguns cuidados, afinal, não é fácil se alimentar e se sentir bem após as refeições em dias quentes, não é mesmo?

Alimentos corretos nos ajudam a passar um verão mais saudável e com o corpo em dia. Por isso, aposte em saladas com muitas folhas, brócolis, grãos, tomates e outros. Opte por carnes brancas, ao invés de carnes vermelhas, como a carne de frango e peixe que, além de serem mais leves, ainda ajudam na digestão, uma vez que é mais rápida.

No verão, você pode substituir alimentos refinados por integrais, eles possuem o mesmo valor calórico, mas a diferença é que os integrais têm mais nutrientes, minerais e fibras, que é o que perdemos com mais frequência nessa estação. Os alimentos industrializados, frituras, feijoada e outros alimentos gordurosos devem ser evitados, pois torna o processo de digestão mais lento, o que deixa a barriga “estufada”. Prefira queijos magros, como o queijo branco, que possui menos gordura.

Dicas para comer melhor no verão

Veja algumas boas dicas para comer melhor no verão.

Em relação a bebidas, evite as alcoólicas e os refrigerantes, pois eles aumentam a perda de água, desidratando assim, o corpo. Uma boa opção são os sucos naturais e de preferência, bem diluídos com água e gelo e pouco açúcar.

Sobremesas para comer no verão

As frutas ganham um espaço maior, quando se trata de sobremesas para o verão. Elas ajudam na hidratação do corpo e não possuem muita caloria, além de dar energia. A dica são as frutas que possuem bastante água, como a melancia, o melão, a maçã e outras. Os sorvetes são bem vindos, mas como são fontes de gordura e de açúcar, devem ser evitados.

Como evitar os riscos de intoxicação alimentar

Para ter uma boa alimentação no verão sem correr o risco de intoxicação alimentar, prefira refeições leves e preparadas em casa. A intoxicação alimentar é muito comum no verão, pois os alimentos são infectados mais facilmente.

Ao comer em um restaurante, prefira pratos mais leves. Evite pratos com maionese, ovos e molhos, pois estes possuem uma maior facilidade de contaminação no calor.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.