Cuidados para perder peso de forma saudável

Por J.Costa


É comum, principalmente com a chegada do verão as mulheres quererem perder peso e por isso procurarem por dietas sem orientação médica. Em alguns casos elas até podem ter efeito e realmente acontece uma perda de peso rápida, o grande problema é que muitas vezes o peso volta e ainda ganha se alguns quilos além dos que foram perdidos.

Outro problema encontrado nas dietas rápidas e da moda é a restrição de certos alimentos que causam fraquezas e podem desencadear diversas doenças, prejudicando não apenas o peso, mas também a saúde.

Para quem quer evitar o efeito sanfona e as dietas que não tem nenhuma eficácia deve procurar a orientação de um nutricionista que será capaz de fazer um cardápio equilibrado e com baixa ingestão de calorias. Porém, só isso não basta é preciso mudar outras coisas.

Cuidados para perder peso de forma saudável

Mudar o pensamento

Essa é a primeira e principal mudança que deve ocorrer. É preciso entender que o alimento não é uma fuga para o stress e nem fonte de prazer, deve se trabalhar a compulsão alimentar.

As pessoas engordam porque comem de forma errada e muitas vezes não se sentem satisfeitas até que o alimento acabe, por isso o acompanhamento de um psicólogo é fundamental nessa hora.

Por ainda haver um certo preconceito com o trabalho de psicólogo muita gente deixa esse profissional de lado ao invés de buscar uma equipe multidisciplinar composta de psicólogo, nutricionista, e profissionais de educação física. Porém esse profissional deve ser o primeiro passa para quem realmente quer perder peso.

Atividades físicas

Essas são indispensáveis e auxiliam o organismo a queimar calorias mais rápido. Quem acha que só mudando a alimentação vai emagrecer pode se preparar para perder pouco peso e ainda levar muito tempo para isso.

As atividades físicas aceleram o metabolismo fazendo com que a queima de caloria aconteça mais rápido e ainda ajudam no ganho de músculos. Mas lembre se que antes de iniciar qualquer atividade é preciso consultar profissionais para que orientem quais os exercícios adequados para cada pessoa.

Substituir alimentos

Esse é outro fator que deve ser considerado, não adianta apenas restringir e deixar o organismo sem determinados nutrientes ou ficar passando vontade. Quando for consumir pões e massas deve se optar pelos que possuem farinha integral e fibras assim o intestino funcionará melhor.

Para diminuir o consumo de carne vermelha é preciso substituir a fonte de ferro por outros alimentos como, por exemplo, as verduras verdes escuras. O importante é não prejudicar o organismo enquanto se perde peso de forma saudável.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.