Crianças que nascem de cesariana tem maiores chances de serem obesas

Por J.Costa


Esta semana a revista “Archives of Disease in Childhood” publicou uma curiosa pesquisa conduzida pelo Hospital da Infância de Boston que afirma que as crianças que nascem de parto cesariana tem o dobro de chances de se tornarem obesas que aquelas que nascem de parto normal.

Para a conclusão do estudo foram analisadas quase 1.400 crianças nascidas entre 1999 e 2002 sendo quase 300 por cesárea e assim chegou-se a conclusão que dos bebês nascidos de parto normal apenas 7,5% sofriam obesidade aos três anos de idade, já entre aqueles que nasceram de cesariana esse índice foi de quase 16%.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, as diferenças na composição da flora intestinal entre os nascidos foi o grande responsável por essa diferença de peso. Além disso, bactérias firmicutes estão presentes nos intestinos dos obesos e são um dos fatores que motivam a doença.

Através da pesquisa os autores alertam as pessoas sobre a escolha do parto, ou melhor, sempre em que não haja motivos clínicos para a intervenção cirúrgica é altamente recomendado que as mães tenham os filhos através de parto normal.

Claro que a cesárea é uma intervenção cirúrgica que pode salvar tanto a vida do bebê quanto da mamãe, no entanto, há pessoas que abusam disso, ou seja, escolhem dar a luz através desse procedimento e apesar de nunca ter sido recomendado, sabemos que existem alguns médicos que tentam forçar a barra para assim ganhar dinheiro durante o parto. Fique esperto!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.