Creatina funciona? Faz bem ou mal?

Por J.Costa


Entre os adeptos da musculação é muito comum o uso do suplemento chamado creatina, mas será que realmente este é um bom suplemento? Será que ele funciona? E a saúde como é que fica?

Segundo o médico especialista Dr. Mohan Palaniswami, embora existem muitos estudos sobre isso, quase todos eles testaram apenas um pequeno grupo de indivíduos.

Apesar disso, acredita-se que a creatina funciona como um reservatório para regeneração do combustível para a atividade muscular de alta intensidade. É durante a contração muscular que a creatina passa a reabastecer o fosfato de ATP. Para que fique mais simples de se entender, pelo menos na teoria a creatina dá mais energia para a atividade.

Um último estudo contou com atletas que se envolvem em atividades que exigem muita força em curto prazo e esses foram observados em conjunto com um programa de treinamento regrado. O que se notou foi que não houve muita evidência para apoiar isso com uma melhora no desempenho em atividades de resistência.

Outra questão a ser observada é a saúde dos atletas. Existem alguns relatos de problemas renais com o uso regular da creatina. Além disso, por ser um suplemento não regulamentado os fabricantes usam diferentes padrões de concentração.

Naturalmente a creatina pode ser encontrada na carne vermelha e no peixe.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.