Controle a vontade de comer doces e siga sua dieta

Por J.Costa


Todo mundo que começa uma dieta sabe que a alimentação precisa ser balanceada e livre de doces, porém só de pensar nisso já bate aquela vontade de comer uma sobremesa super açucarada. Toda vez que bater essa vontade é preciso se segurar senão adeus dieta.

Quem está acostumado a comer doces todos os dias sentirá mais esse impacto isso porque o açúcar e uma fonte de energia para o cérebro e proporciona sensação de prazer. Para conservar essa sensação o organismo fica “pedindo” mais e mais açúcar, principalmente o refina que é absorvido mais rápido pelo organismo.

Como controlar a compulsão por açúcar

Para controlar essa compulsão o ideal é consumir alimentos que ajudam a controlar a velocidade com que o açúcar é absorvido fazendo com que a sensação de prazer permaneça por mais tempo sem a necessidade de tanto doce. A pimenta do reino, espinafre, banana, fígado, frango, ovos, pimentão verde, queijo e grãos integrais ajudam nesse processo, pois possuem cromo que controla a absorção do açúcar.

Controle a vontade de comer doces e siga sua dieta

Outra coisa que também na vontade de comer doces é o funcionamento do intestino, quem tem o intestino funcionando corretamente tem menos compulsão. Isso porque quando o intestino não funciona corretamente interfere na flora intestinal e consequentemente na sensação de fome e saciedade.

Para ajudar no funcionamento do intestino existem diversos alimentos que podem colaborar como óleo de coco, cereais integrais, chia, vegetais verde escuro e sardinha.

Outro grande problema é que o organismo acostuma com o consumo de açúcar por isso o ideal é reduzir a quantidade ingerida diariamente e substituir o açúcar refina por outros. Os adoçantes naturais como sucralose e estévia, mas para quem não abre mão dos açúcares refinados pode optar pelo mascavo ou de beterraba.

O correto seria comer apenas um doce por semana para manter uma alimentação saudável e evitar os carboidratos como as massas brancas. Isso porque eles aumentam a insulina no sangue e o excesso pode se transformar em gordura.

Mas se a vontade estiver incontrolável opte por alimentos mais saudáveis e menos calóricos como frutas, aveia, linhaça, bananadas sem açúcar e damasco seco. Esse último por possuir baixo índice glicêmico faz com que a sensação de prazer permaneça por mais tempo.

Para quem não abre mão do chocolate em nenhum momento deve se optar pelos que possuem 70% ou mais de cacau, pois eles possuem menos açúcar e ajudam na sensação de bem estar.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.