Conheça 5 motivos para incluir o chá verde no seu dia a dia

Por J.Costa


Embora tenha um gosto amargo, vale muito a pena beber chá verde, pois os benefícios são muitos. Conheça 5 motivos para incluir o chá verde no seu dia a dia:

  1. Previne o envelhecimento e doenças como, por exemplo, o câncer;
  2. Melhora a recuperação muscular devido ao seu poder antioxidante;
  3. É também um alimento anti-inflamatório e antioxidante;
  4. Pode diminuir o colesterol ruim;
  5. Aumenta a termogênese, gastando mais calorias.

Mas além disso tudo, o chá verde possui muitos benefícios. Ele pode atuar de uma forma benéfica em algumas doenças, como infecções virais, cardiopatias, diabete mellitus 1, inflamações em doenças degenerativas e até mesmo no câncer. Fora tudo isso, o chá verde previne o envelhecimento e acelera o processo de recuperação muscular, devido ao seu potencial antioxidante.

De acordo com um estudo realizado no Japão, que foi publicado na revista Obesity, em 2007, se constatou que a ingestão regular do chá verde pode diminuir a gordura corporal, ao mesmo tempo em que diminui também a circunferência da cintura. Mas fora isso, a cafeína e as catequinas do chá podem atuar na termogênese, o que aumenta o gasto calórico diário.

Conheça 5 motivos para incluir o chá verde no seu dia a dia

Atenção à quantidade ingerida diariamente

A quantidade recomendada diariamente é de, no mínimo, um litro de chá verde ao dia, para assim, alcançar todos os benefícios. E de acordo com estudos já realizados, chá em folhas é mais eficiente. Em sachê, nem sempre terá as folhas, pois a indústria acaba misturando as folhas também. Já em cápsulas, não foi ainda comprovado o efeito benéfico, como foi com a ingestão do chá.

Você pode encontrar pacotes com folhas de chá verde em supermercados e também em lojas de produtos naturais. Mas atenção! Quem tem insônia não poderá tomar o chá após às 16:00 horas, devido ao teor de cafeína. Não é recomendado também seu consumo próximo às refeições, pois os fitatos são capazes de diminuírem a absorção de nutrientes, como o ferro, por exemplo. E ao tomar o seu chá verde, evite adoçante e açúcar.

O excesso de chá verde, mais de quatro ou cinco xícaras por dia, pode sobrecarregar o fígado e também outros órgãos. E além da toxicidade hepática, ele pode provocar gastrite, úlcera gástrica com sangramento e que muitas vezes nem são perceptíveis, causando sérios problemas ao paciente.

Sem contar que algumas substâncias do chá diminuem a absorção de ferro, deixando a pessoa anêmica. Mas, tomando a quantidade certa diariamente, os benefícios são grandes. Não é à toa que preparamos o artigo para que você conheça 5 motivos para incluir o chá verde no seu dia a dia.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.