Conheça 10 vantagens de cortar o refrigerante

Por J.Costa


Você sabia que o refrigerante não oferece nenhum benefício para o nosso organismo? Eles são conhecidos como bebidas de calorias vazias, pois contém açúcar em grande quantidade e além disso, sódio e diversas outras substâncias artificiais que não fazem bem à nossa saúde. Conheça 10 vantagens de cortar o refrigerante.

Conheça 10 vantagens de cortar o refrigerante

Para prevenir diabetes

Devido ao seu alto teor de açúcar, os refrigerantes levam ao aumento de peso e consequentemente, aumenta o risco de diabetes. Isso porque se uma pessoa bebe uma latinha de refrigerante por dia, resultará em uma ingestão de um quilo de açúcar no final do mês.

Para proteger do cálculo renal

De acordo com especialistas, consumir refrigerantes, assim como outras bebidas adocicadas, aumentam em até 33% os riscos de formação de pedras no rim. Isso acontece devido pelo fato de os refrigerantes possuírem em suas composições, fosfatos e se consumidas diariamente, favorecem a formação de cálculos renais. 

Evitar a obesidade e ajudar a emagrecer

Os refrigerantes contribuem e muito para a obesidade, uma vez que é uma bebida extremamente calórica. Se consumido em grande quantidade, levará o indivíduo ao ganho de peso, devido ao excesso de calorias. Fora que o consumo do refrigerante pode fazer com que uma pessoa fique com fome antes da hora, pois o refrigerante libera uma grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea de uma única vez, fazendo o pâncreas liberar mais insulinas, levando assim, à fome.

Controle da pressão arterial

Ao reduzir o consumo de refrigerantes pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea. Isso porque os refrigerantes favorecem a hipertensão devido ao seu alto teor de sódio e quando o cortamos do nosso consumo diário, diminuímos a ingestão de sódio, diminuindo assim, o risco de hipertensão ou até mesmo controlando um quadro já instalado.

Ajuda no combate do inchaço e na retenção de líquidos

Por possuir grande quantidade de sódio, os refrigerantes aumentam a retenção de líquidos, principalmente os light e zero. Isso porque o nosso organismo precisa manter um equilíbrio entre água e sódio e quanto mais sódio em nosso corpo, mas água ele vai reter.

Afasta doenças cardíacas

Com excesso de sódio ingerido, temos um risco aumentado de doenças cardiovasculares. Segundo análises, mulheres que ingerem mais de duas bebidas adoçadas por dia possuem quatro vezes mais chances de desenvolverem doenças cardiovasculares.

Para proteger o fígado

Os refrigerantes, ao serem absorvidos pelo intestino, liberam grande quantidade de açúcar, substancias tóxicas que sobrecarregam o fígado e ácido fosfórico, transformando o açúcar em gordura.

Preservação do esmalte do dente

Os refrigerantes possuem fosfato em sua composição, levando a desmineralização óssea, o que pode gerar desgaste dos dentes.

Evita depressão

De acordo com uma pesquisa, pessoas que consomem cerca de quatro latas de refrigerante diet ao dia adquiriram um risco de cerca de 30% maior de entrar em depressão do que as que não consumiam essa bebida e as que bebiam refrigerante tradicional, 22%.

Melhoria no trânsito intestinal

Por serem ricos em açúcar e outras substâncias químicas, os refrigerantes prejudicam a atuação das bactérias que são benéficas para o intestino, favorecendo a proliferação das bactérias maléficas.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.