Como seguir uma dieta vegetariana equilibrada

Por J.Costa


A decisão de seguir formas diferenciadas de alimentação muito mais do que simples gostos alimentares se refere muitas vezes à um posicionamento filosófico das pessoas que podem adotar práticas variadas que precisam de cuidado como ter uma dieta vegetariana equilibrada.

Este tipo de forma para consumir os alimentos diariamente é praticado desde tempos muito antigos como a antiguidade clássica quando na Bíblia se encontra a menção da alimentação sendo feita basicamente com ervas sem opções que sejam de origem animal.

Na atualidade existem versões diferentes da dieta vegetariana que pode ser totalmente excludente quando não são consumidos nenhum tipo de alimento que tenha origem em animais que inclui além da carne os ovos e laticínios; existe ainda aqueles que limitam a sua dieta apenas à exclusão da carne de animais.

Em qualquer dessas situações, no entanto, é preciso considerar que podem ocorrer problemas relevantes para a saúde humana em decorrência da falta dos nutrientes que estão presentes nos alimentos excluídos da alimentação como iremos mostrar em seguida neste artigo.

Como seguir uma dieta vegetariana equilibrada

Regras para levar uma dieta vegetariana equilibrada

A alimentação de quem pratica uma dieta vegetariana tem como base a ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais, oleaginosas, castanhas, amêndoas, massas, pães, carboidratos variados, laticínios e ovos sendo estes dois somente nos casos de quem pode consumir este tipo de alimento.

De maneira geral, a dieta vegetariana oferece para o corpo uma quantidade adequada de antioxidantes e fibras reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, dentre outras variadas.

Esta regra de consumo para alimentos pode ser feita garantindo o equilíbrio no funcionamento corporal por meio de cuidados com a quantidade de calorias ingeridas que deve ser moderada para evitar o excesso de peso bem como com o suprimento de nutrientes inexistentes nos alimentos ingeridos.

Neste caso é importante que o vegetariano consuma suplementos de alguma forma de componentes essenciais para o corpo como vitamina K, vitamina B12, fósforo e cálcio os quais são eliminados quando a dieta do tipo vegetariana exclui carnes e laticínios de sua realização.

Com relação a esta situação é possível repor estes nutrientes por meio de alimentos como folhas verde-escuras, leguminosas como feijão, gergelim, bebidas de soja com enriquecimento de cálcio além de cápsulas e comprimidos oferecidos no mercado com este tipo de nutriente.

Desta maneira, é possível obter por fontes adicionais os nutrientes necessários ao corpo que não são oferecidos de forma normal por quem não consome carne, ovos e laticínios.

Por meio dessas regras é possível conseguir fazer uma dieta vegetariana equilibrada aproveitando dos seus principais benefícios e cuidando para que não ocorram problemas com as restrições alimentares impostas.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.