Como escolher o melhor pão para a dieta?

Por J.Costa


Um dos alimentos mais amados pelos brasileiros é o famoso pão, mas em virtude desta verdadeira paixão nacional pelo pão existem diversos tipos e modalidades deste alimento e que geram inúmeras dúvidas na hora da sua escolha para quem está de dieta. Como escolher o melhor pão para sua dieta?

Este questionamento se justifica pelo fato de que para conseguir a redução de peso desejada é necessário ingerir pães que contenham nutrientes importantes para a saúde e com poucas calorias. Deste modo, é importante ficar atenta aos rótulos dos produtos buscando saber a quantidade de substâncias como sódio, açúcar e as calorias contidas em cada uma das suas porções.

Pode-se dizer que os melhores pães são aqueles que não vêm com gordura do tipo trans – que pode causar problemas cardíacos -, com pouco sódio e pelo menos 2 gramas de fibras por porção.

Como escolher o melhor pão para sua dieta?

Saiba como escolher o melhor pão para sua dieta?

Com relação aos tipos deste alimento, o pão preto é uma opção bem saudável, mas que deve ser consumido com cuidado pelos diabéticos porque possui açúcar em sua composição.

O pão com grãos pode possuir entre sete e quinze tipos diferentes de grãos presentes na massa deste pão oferecendo nutrientes adicionais como fibras e antioxidantes, mas neste caso o mais importante não é a quantidade, mas sim a qualidade e características de cada um dos grãos existentes.

O pão integral como o próprio nome fala é feito com farinha integral sendo uma excelente fonte de fibras que auxilia no trânsito intestinal bem como possui nutrientes como vitaminas, sais minerais e proteínas causando uma maior sensação de saciedade; enquanto que o pão light possui cerca de 25% menos calorias ou sal em sua composição.

Além disso, existem diversas opções de pães com acréscimo de grãos específicos como o centeio, que diminui a possibilidade de câncer ; a aveia, que possui a beta-glucana a qual auxilia na redução de colesterol e em uma melhor função intestinal; a linhaça, que é fonte de ômega-3 um poderoso antioxidante e possui ainda ação no equilíbrio hormonal das mulheres, dentre outros.

Assim, não existe um pão ideal para a sua dieta, mas sim aquele que mais agrada ao seu paladar e que pode oferecer uma maior quantidade de nutrientes para a sua consequente perda de peso.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.