Comer x Se Alimentar

Por J.Costa


Nos dias atuais é comum nos depararmos com novas redes de fast-food ou novos restaurantes sendo abertos em quaisquer esquinas. Isto porque a conturbada rotina de muitos trabalhadores faz com que estes disponham de pouco tempo para almoçarem, ou até mesmo devido às famílias, que aos finais de semana procuram recorrer a um local para fazerem suas refeições.

Diferença entre comer e se alimentar

Entenda a diferença entre comer e se alimentar.

Porém, podemos nos perguntar: até que ponto nós de fato nos alimentamos? E qual seria a diferença entre o ato de comer e de se alimentar?   Para responder a estas questões, primeiramente devemos esclarecer o porquê “comemos” ou “nos alimentamos”.

Por que e para que comemos?

Sabemos que o corpo necessita de energia para continuar desempenhando as suas funções. Essa energia advém sobre a forma de proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos e outros elementos presentes nas frutas, legumes, verduras e vegetais.

Comemos para manter o nosso organismo vivo e em funcionamento

Comemos de fato para nos mantermos vivos e saudáveis.

Assim sendo, podemos afirmar sem redundâncias que nos alimentamos para manter o nosso corpo físico e vital em pleno funcionamento, uma vez que em equilíbrio podemos melhor desempenhar as nossas tarefas. Neste diapasão, também é coerente afirmar que é essencial tomarmos conhecimento sobre o nosso organismo, a fim de selecionarmos os mais adequados alimentos à nossa constituição física e energética.

Assim, acabamos por adentrar no mérito das diferenças entre o ato de comer e de se alimentar.

Comer x Se Alimentar

Basicamente 90% da população apenas come e não somente pela escolha inadequada dos alimentos, como também pela maneira a qual eles são ingeridos. Tudo isso interfere na absorção da energia e consequentemente, dos nutrientes necessários.

As pessoas ainda ignoram a reeducação alimentar

A maioria das pessoas ainda ignora a reeducação alimentar, de modo a não selecionar os melhores alimentos para o organismo.

Tamanha é a nossa negligência para com o corpo que acabamos comendo apenas quando sentimos fome. Isto é, precisamos ser relembrados de que o organismo necessita de energia, de modo que esse sinal advém pela sensação de estômago vazio

Devido a essa incômoda sensação, o que fazemos ainda é lançar mão de uma grande quantidade de comida na hora do almoço ou do jantar.  Procedendo desta maneira, no entanto, fazemos com que a inteligência do corpo se atenha focada na digestão, visando reparar o grande dano causado pela ingestão de grandes quantidades de alimento. Assim, o metabolismo se cansa e então advém uma sensação de sono. Dormimos por fim, o que diminui ainda mais o  trabalho do organismo, originando a má digestão e a azia – que ocorrem exclusivamente para indicar que estamos procedendo de forma negligente.

Mudança de postura para uma vida equilibrada e saudável

A mudança de postura é primordial para uma vida equilibrada e saudável.

Nos alimentamos de verdade quando estamos presentes na ação, ingerindo os alimentos apropriados e com um ritmo. Isto é, quando estudamos a nossa estrutura e optamos, por consciência, a adquirir aquilo que é adequado e melhor para nós.

Somente nos alimentamos quando abandonamos a postura que busca somente o sabor das coisas e de fato abraçamos uma séria e comprometida reeducação alimentar.

Leia também: O que engorda mais.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.