Comer carboidrato à noite engorda?

Por J.Costa


Assim como correr em jejum, a discussão sobre até que horas comer carboidrato parece não ter fim. Uns defendem que não e deve comer nada que contenha carboidrato depois das 17:00 ou 18:00 horas já outros dizem que não passa de um mito. Mas em que confiar? O que é certo ou errado?

Bom, até o momento não há nenhuma evidência sólida que comer carboidratos à noite (desde que se mantenha uma dieta equilibrada) possa aumentar a gordura corporal. Por outro lado, um estudo israelense sugere que comer carboidratos à noite pode ter uma vantagem real para a perda de peso principalmente pelo fato de ajudar as pessoas a sentirem menos fome. A idéia para a pesquisa surgiu à partir de estudos anteriores sobre os muçulmanos que mostraram que o jejum durante o dia e refeições ricas em carboidratos à noite podem influenciar os níveis de leptina.

carboidrato

Claro que essa discussão vai muito longe porque segundo as últimas descobertas alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de dois tipos de hormônios serotonina e melatonina. Por causa da diminuição do batimento cardíaco à noite, o metabolismo orgânico fica mais lento logo deve-se comer pouco ou nenhum carboidrato antes de dormir.

Para não alongarmos muito no assunto (afinal a discussão é sem fim), vamos resumir a coisa: quem quiser comer carboidrato à noite deve optar pelos alimentos integrais e não exagerar. Fica assim, ok?!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.