Comer banana verde e evitar sucos pode ajudar na dieta

Por J.Costa


Rodney Bilton, professor de bioquímica da Universidade Liverpool John Moores, dedicou 15 anos de pesquisa para chegar a dieta saudável para as pessoas e com isso fez grandes descobertas. Confira!

– Gordura é a vilã
Por muito tempo ouvimos dizer que o excesso de gordura, a saturada principalmente, é ruim para nossa saúde. Com isso muitas pessoas estão reduzindo a quantidade ingerida no dia a dia, levando a um grande aumento no consumo dos carboidratos refinados, como massas, pães e arroz o que podem estar ligados ao aumento da obesidade.

Comer banana verde e evitar sucos pode ajudar na dieta

Isso porque a gordura faz com que ficamos saciados por mais tempo e as refeições que são mais ricas em gordura liberam o hormônio “glucagon” do pâncreas e ele é o responsável pela da gordura no corpo.

– Sucos: perigo real
Você sabia que nosso corpo possui uma capacidade limitada para lidar com níveis altos de frutose (açúcar das frutas que são encontrados nos sucos, xarope de milho e smoothies)? Quando ingerimos uma alta quantidade de frutose ela altera os processos normais do corpo que faz o controle de açúcar no sangue, estimulando a produção de insulina para armazenar ou usar a glicose.

– Bananas verdes
Assim como os legumes e os grãos integrais, essa fruta possui amido resistente e que não é digerida no intestino delgado, porém absorvido bem devagar pelo corpo, fermentado pelas bactérias no cólon e transformado assim, em energia de longa duração.

Portanto, o amido resistente é carboidrato, mas não faz o nível de açúcar no sangue aumentar, ao contrário da maioria. Ele estimula também a liberação do glucagon, um hormônio que aumenta a velocidade da queima de gordura do organismo. Sendo assim, a banana verde é essencial para uma dieta de redução de peso.

– Coloque água ao fritar
É fato que usar óleo para cozinhar aumenta o risco de câncer e de doenças cardíacas, pois quando o produto é aquecido, produz substâncias tóxicas. O azeite de oliva, por exemplo, é ideal para temperar saladas, então quando for fritar, adicione um pouco de água.

– Nunca amasse as batatas
A batata libera 25% mais açúcar se for cozida e amassada, comparando quando ela é cortada em lascas. Então, quando estamos cortando os alimentos processados e bebidas açucaradas, precisamos considerar a preparação dos alimentos em casa, pois como no exemplo da batata, podemos alterar a quantidade de açúcar que é liberado no sangue.

Para entender melhor, a batata possui grânulos de amido e com o aquecimento e moagem destruímos a membrana que envolve esse amido. Portanto, qualquer prensagem ou moagem desse alimento vai acelerar a liberação do açúcar no sangue, fazendo com que o organismo absorve mais rápido.

Essas são algumas dicas que o professor elaborou para que você alcance uma dieta mais saudável.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.