Chá faz bem para a saúde?

Por J.Costa


Há muito tempo os efeitos positivos do chá tem sido comprovados por grandes estudos e cada vez mais novas análises tem sido feitas e promovendo a compreensão de tudo isso.

Várias pesquisas tem comprovado que o chá de uma maneira geral ajuda o coração mantendo os vasos sanguíneos desobstruídos e mais flexíveis. Além disso, ao que parece a pressão arterial e o risco de AVC são reduzidos em estudos epidemiológicos e clínicos.

Em um último estudo duplo-cego randomizado, homens hipertensos beberam uma xícara de chá preto por dia e assim a pressão sistólica e diastólica foram drasticamente reduzidas. O efeito da redução da pressão sanguínea foi mantida mesmo depois de uma grande ingestão de alimentos incluindo aqueles ricos em gordura e açúcar.

Os vasos sanguíneos saudáveis são capazes de ??criar um melhor fluxo de sangue em todos os órgãos do corpo incluindo o cérebro que passa a receber mais sangue, oxigênio e nutrientes aumentando assim a capacidade do corpo em combater doenças.

Após a ingestão de quatro xícaras de chá verde diários durante seis meses, nota-se também que mulheres na pós-menopausa e com baixa massa óssea conseguem melhorias significativas. Além disso, está comprovada uma grande melhora na resistência muscular.

Mas os benefícios de determinados tipos de chá vão muito além disso. Alguns deles reduzem o risco de câncer, tem menos calorias que a maioria das bebidas e queimam a gordura corporal. A cafeína aumenta ligeiramente a queima de gordura e a combinação com as catequinas do chá verde, tornam o emagrecimento ainda mais eficaz.

Outros estudos mostram ainda a redução do cortisol, hormônio do estresse.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.