Casca de fruta faz bem, não faz mal!

Por J.Costa


Há pessoas que ainda tem a falsa idéia de que comer casca de fruta faz mal, o que não é verdade. Se você tem o hábito de aproveitar só a polpa da fruta você deve acabar com ele de uma vez por todas!

É nas cascas que encontramos uma maior concentração de minerais. Como exemplo podemos citar a casca de goiaba que possui três vezes mais proteínas e 40% mais fibras que a polpa além da casca da maçã que possui mais vitamina C que aquela encontrada na polpa.

E apesar das cascas mais consumidas serem as já citadas, é possível também consumir cascas de outras frutas como o mamão e a banana, aliás, o consumo pode ser tanto crú quanto em doces e outras receitas.

Obviamente que para que a casca da fruta seja aproveitada você precisa lavá-las de maneira adequada. Recomenda-se deixar as frutas de molho por 15 minutos em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária (há nos grandes supermercados produtos próprios para o procedimento) para cada litro de água. Depois desse procedimento é preciso lavá-las bem apenas com água em abundância.

Algumas dicas para consumir a casca das frutas

MARACUJÁ: Seque as cascas no forno e bata no liquidificador até virar farinha. Esse alimento reduz o colesterol e sacia a fome.
MAÇÃ: Faça o mesmo procedimento do maracujá com a maçã para obter uma farinha rica em pectina que melhora a digestão e reduz o colesterol.
LARANJA: A casca da laranja também produz uma farinha que absorvem parte das gorduras ingeridas e conseqüentemente ajuda a emagrecer.

Receita de Geléia de cascas

Ingredientes: 4 xícaras de chá de casca de frutas picadas (de sua preferência), 2 xícaras de chá de água, 2 xícaras de chá de açúcar e 4 cravos da índia.
Preparo: Bata as cascas no liquidificador com a água depois coloque tudo numa panela com o resto dos ingredientes até formar uma geléia.

Continue lendo:

2 thoughts on “Casca de fruta faz bem, não faz mal!

  1. gostaria de uma informação sobre a fruta
    maná,sobre a casca se posso bater para
    fazer o suco.

  2. Silvana ,eu estou lendo sua pergunta ,mas não vi nem uma resposta para vc,vou contar a vc ,o que me acontece quando eu tomo o suco desta fruta batido no liquidificador com casca. eu me sinto mal e sinto que minhas batidas cardiacas ficam mais acelerada ,sinto também um certo engasgo noturno nas madrugadas me sinto muito mal ao tomar o suco do tal maná cubiu não quero mais. talvez eu possa ter alguma rejeição no organismo ou até mesmo alergia sei lá.!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.