Carboidratos e Índice Glicêmico

Por J.Costa


Para completar o artigo sobre a diferença entre a maltodextrina e dextrose, aqui estão mais algumas informações sobre os carboidratos e também sobre índice glicêmico.

Carboidratos e Índice Glicêmico

Sobre os carboidratos

Carboidratos ou glicídios são moléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Esse macronutriente é absorvido no intestino e cai na circulação em forma de glicose.

Altos índices de glicose no sangue desencadeiam a liberação do hormônio insulina que media o processo de absorção de algumas moléculas.

O carboidrato certo na hora certa

É de vital importância escolher os carboidratos pelo seu índice glicêmico, ou simplesmente “IG” que nada mais é que a magnitude da elevação dos níveis plasmáticos de glicose induzida por determinado alimento. Quanto maior o índice glicêmico, mais rápida será a absorção do carboidrato e maior liberação de insulina.

Em certas ocasiões os picos de insulina são interessantes, mas não são bem-vindos para reduzir o percentual de gordura.

Depois do exercício físico temos um período de poucas horas para que os carboidratos sejam absorvidos através de um processo independente da insulina induzindo a migração da proteína para a superfície celular. Outro momento favorável para carboidratos de alto IG é após despertar pois várias horas em jejum favorece o processo catabólico.

Já enquanto dormimos, altas taxas de glicemia inibem a liberação do hormônio de crescimento, portanto deve-se optar por carboidratos de baixo IG.

Continue lendo:

One thought on “Carboidratos e Índice Glicêmico

  1. Pingback: Alimentos e comidas para fisiculturistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.