Café previne o câncer

Por J.Costa


Diversos estudos apontam que o consumo moderado de café traz uma série de benefícios a saúde. Um novo estudo consolida ainda mais seus isso pois aponta que quanto mais café consumido, menor a probabilidade de se desenvolver câncer de pele.

O estudo coordenado por Fengju Song indica que o consumo de café pode ser uma opção importante para ajudar a prevenir o carcinoma basocelular.

O maior problema é que os pesquisadores não foram capazes de provar a causa do efeito. A conclusão foi tirada com base obtidas de 113 mil adultos que participaram da pesquisa ao longo de um período de 20 anos. O que pode ser apurado é que as mulheres que beberam mais de três xícaras de café por dia tiveram cerca de 20% menos chances de desenvolver câncer (carcinoma de célula basal) que as demais. Nos homens, o índice foi menor: cerca de 9% daqueles que consumiram café todos os dias tiveram um menor índice de desenvolver a doença.

Café

Outras pesquisas curiosas sobre o café

* Uma recente pesquisa publicada pela revista científica American Journal of Epidemiology sugere uma dose diária de café para reduzir riscos do álcool e fumo.
* A Universidade de Tohoku , no Japão, concluiu que certos elementos químicos encontrados na cafeína protegem o DNA das células contra os danos de mutações e câncer.
* Um instituto localizado na Califórnia apontou que o café ajuda a prevenir a cirrose alcoólica.
* A revista médica Neurology indicou que a cafeína pode retardar a deterioração mental.
* Uma série de estudos apontam que o risco cardiovascular pode diminuir com o consumo de café.

Claro que devemos levar em consideração também os possíveis malefícios do café que apesar de pequenos como a insônia tornam-se maiores nas mulheres grávidas.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.