Café é bom para diabetes: Diminui o risco da doença

Por J.Costa


Quando o assunto é diabetes, sempre um amigo ou conhecido tem uma receita mágica, muitas vezes até baseada em crenças. Uma dessas receitas é o café que apesar de até o momento ser considerada apenas uma crença, realmente funciona segundo um estudo francês que teve a participação da USP.

Quase 100.000 mulheres que tomavam um pequeno copo de café após a refeição tiveram um risco 34% menor de desenvolver diabete tipo 2 do que aquelas que não tomaram. O efeito positivo foi produzido tanto pelo café descafeinado como para o tradicional. O açúcar também parece não influenciar os resultados.

O interessante é que o risco de desenvolver a doença não foi observado entre as pessoas que tomam o café fora do horário de almoço. O efeito benéfico parece ser produzido apenas quando se ingere o café após a refeição.

Café é bom para diabetes Diminui o risco da doença

Apesar de outros estudos sugerirem que o café diminui o risco de diabetes, a pesquisa é a primeira em demonstrar a influência com relação ao horário que se ingere a bebida.

Apesar da boa notícia, especialistas alertam que é muito cedo para fazer qualquer afirmação já que ainda é preciso um maior número de estudos para chegar a uma recomendação.

As explicações possíveis para o efeito pode acontecer pelo fato da bebida retardar ou reduzir a absorção de glicose da comida.

Até o momento, a receita mais segura para reduzir o disco de diabetes é praticar exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada, no entanto, uma xícara de café após o almoço se não fizer bem, mal também não fará, não é mesmo?!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.