Benefícios e malefícios da carne vermelha

Por J.Costa


Poucos alimentos têm sido tão questionados nos últimos tempos como a carne vermelha. Abolida do cardápio de muitas pessoas, alguns especialistas alertam que cortar esse alimento da dieta é um erro.

O fato é que a carne vermelha é fonte de proteína e os aminoácidos essenciais para o corpo humano. Além disso, não há um substituto que contém todas as suas vitaminas.

De acordo com o nutrólogo Wilson Rondó, autor do livro “Sinal Verde para a Carne Vermelha”, uma alimentação saudável traz um equilíbrio entre os micronutrientes, macronutrientes, proteínas e carboidratos. Cortar nutrientes encontrados na carne vermelha pode fazer mal ao organismo.

Benefícios

As proteínas da carne vermelha são completas e contêm nove aminoácidos essenciais. Além disso, a carne vermelha também é fonte de mioglobulina, proteína que promove o transporte de oxigênio para as células musculares e age como antidepressivo permitindo exercícios mais intensos e sensação de bem-estar.

Como se não fosse o bastante, o alimento é a única fonte de vitamina B12, indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo.

Malefícios

O consumo da carne vermelha deve ser controlado pois ela pode liberar algumas substâncias nocivas à saúde.

A carne vermelha possui compostos carcinogênicos que consumidos em excesso aumentam as chances de câncer de intestino e próstata.

Continue lendo:

One thought on “Benefícios e malefícios da carne vermelha

  1. Se quiserem se empanturrar de carne vermelha, o façam!
    Mas não venham dizer mentiras!
    “não há um substituto que contém todas as suas vitaminas”; “o alimento é a única fonte de vitamina B12”
    Conheço diversas pessoas que são vegetarianas há anos, inclusive VEGANAS, que não comem carne NEM DERIVADOS, e estão vivas e mais saudáveis do que muitos carnívoros obesos, fracos e, até mesmo, ANÊMICOS.
    Quem diz que não há alimento que substitua a carne é porque nunca pesquisou de fato, e veria a enorme diversidade de alimentos saudáveis e nutritivos que existem.
    Pena que nossa cultura não os incentiva, ou o país e seus residentes seriam muito melhores, em diversos aspectos.
    Visite o site do Instituto Nina Rosa. Se quiser, assista o vídeo “A Carne É Fraca”, que conta um POUQUINHO sobre isto. Também disponível em outros sites [é só pesquisar no Google].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.