Batata frita causa câncer

Por J.Costa


É verdade que a batata frita é um alimento muito gostoso, mas todos sabem que engorda demais e faz mal para a saúde. Pior do que isso: um novo estudo comprova que a batata frita pode causar câncer por conter altos níveis de substâncias químicas cancerígenas.

Esses chips comercializados prontos, passam por um processo de cozimento em partes e permanecem crus no interior. Esse processo de fábrica é muito rápido, mas pode influenciar a quantidade de acrilamida, uma provável carcinógeno humano segundo estudo realizado nos Estados Unidos.

Especialistas da Associação Americana de Química chamado para os fabricantes a usar maneiras mais eficientes para cozinhar batatas da prima que limita a quantidade de acrilamida encontrada neles. A acrilamida é uma substância natural encontrada em muitos tipos diferentes de alimentos, incluindo as batatas, disse que o estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Mas o grande problema é o processo para fritar as batatas. O processo comercial de batata frita inclui a triagem, corte, branqueamento, o aumento do açúcar, secagem, fritura e congelamento em combinação com o cozimento final, isso gera a cor, textura e sabor que os consumidores esperam em batatas fritas.

A acrilamida forma naturalmente durante o cozimento de muitos produtos alimentares a formação de acrilamida em produtos de batata frita é inevitável. Uma medição de acilamida, aminoácidos, açúcares, gorduras e outros níveis oscilaram durante o processo de cozimento. O mais eficaz em termos de redução de acrilamida é reduzir a frutose.

A fim de minimizar as quantidades de acrilamida em batatas cozidas é importante compreender o impacto de cada fase na formação. Um modelo matemático com base nas vias químicas fundamentais foi desenvolvido e deve ser usado em breve por grandes fabricantes.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.