Banho gelado evita ou melhora dor muscular?

Por J.Costa


As dores musculares estão cada dia mais frequentes entre as pessoas e podem acontecer por uma série de motivos, seja após um exercício intenso, por fatores posturais, estresse etc. Mas será que um banho gelado realmente é capaz de evitar a dor muscular?

Com relação ao banho gelado para evitar as dores musculares, não há pesquisas de qualidade sobre o tema, apesar da popularidade do tratamento para prevenir ou reduzir a dor muscular após o exercício. Aliás, esse procedimento é normal na medicina esportiva.

Um dos mais sérios estudos sobre o assunto foi conduzido pela Universidade de Ulster na Irlanda do Norte. Foram quase 400 pessoas monitoradas e assim chegou-se a descoberta que, em geral, os banhos gelados diminuiram a dor dos atletas de 15 à 20 por cento.

Banho gelado evita ou melhora dor muscular

Embora outros estudos em conjunto foram capazes de denunciar alguma melhoria, não foi possível chegar a um método padrão de tratamento. É importante ainda ressaltar que os estudos foram feitos com atletas de elite, com reservas fisiológicas muito maiores que a maioria das pessoas.

Dr. Bleakley, responsável pela condução dos estudos revelou que podem haver outros tratamentos que funcionam bem, mas não há provas suficientes para compará-los. Dentre esses tratamentos estão massagens, alongamento e imersão em água morna.

Com relação aos efeitos a longo prazo, eles não são bem conhecidos pelos cientistas. Faltam ainda mais estudos!!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.