Baixos níveis de testosterona e o envelhecimento

Por J.Costa


Envelhecer é um processo natural da vida e não significa que você tem que colocar a testosterona em declínio. Mantenha-se saudável mantendo os níveis adequados.

Nos homens a testosterona tem um papel muito importante porque é uma das principais responsáveis pelos traços masculinos e força muscular bem como o nível de energia e desempenho sexual. Uma série de pesquisas já provaram que os níveis de testosterona começam a cair aos 40 anos e chegam a 25% de redução quando os homens chegam aos 50 anos de idade.

Um novo estudo sugere que o declínio nos níveis de testosterona pode resultar em melhor saúde e um melhor envelhecimento. É importante ressaltar que as mudanças de testosterona são muitas vezes explicadas pelo cigarro e mudanças no estado de saúde, obesidade e depressão.

Para essa última pesquisa foram acompanhados quase 1.500 homens por cinco anos os quais tiveram os níveis de hormônios em momentos diferentes. Além disso, pode-se notar que os níveis de testosterona diminuíram mais lentamente em homens casados, possivelmente pelo fato de serem saudáveis, felizes e com sexo regular.

Outros estudos têm ligado a testosterona baixa com a obesidade, diabetes e pressão alta, portanto, se você já passou dos 40 anos certamente é interessante uma conversa com seu médico.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.