As gorduras certas para ativar o metabolismo

Por J.Costa


Você sabia que existem várias fontes de gorduras que são essenciais ao bom funcionamento do organismo? Para um raciocínio rápido e ossos fortes, a gordura que você come pode se tornar essencial. Conheça aqui as gorduras certas para ativar o metabolismo.

O óleo que é usado nas frituras é uma fonte muito importante de ômega-6, uma gordura essencial para a saúde do nosso coração. Mas o erro está ao aquecer esse óleo e transforma-lo em gordura saturada, uma forma que entope as artérias.

A escolha certa é o segredo, ou seja, até 30% das calorias de uma dieta devem ser gorduras, onde o seu consumo de gordura saturada deve ser menor do que 7%, até 20% de gordura monoinsaturada (azeite de oliva) e até 10% da poli-insaturada (linhaça e peixes). Veja a seguir, algumas áreas do corpo que saem ganhando se você selecionar bem o tipo de gordura que faz parte da sua dieta.

Funcionamento das células

As células são recobertas por uma membrana de gordura e essa membrana celular é que define os limites da célula, atuando como uma barreira no controle do que entra e sai da célula. Na soja e nos ovos são encontrados os fosfolipídios, principais componentes das membranas celulares que junto às gorduras poli-insaturadas encontradas também na linhaça.

Cérebro

Você sabia que as gorduras compõem cerca de 60% do cérebro? Quem deseja ter uma memória afiada e um raciocínio rápido, não podem deixa-las faltar. Portanto, se você quer uma memória boa e ficar longe da depressão, a dica é o consumo de DHA, um tipo de ômega 3 e pode ser encontrado nos peixes de águas frias e profundas, por exemplo, o salmão, sardinha, atum e arenque. Outro importante é o ômega 6, encontrado nos ovos, carnes vermelhas, leite e óleo de girassol.

As gorduras certas para ativar o metabolismo

Circulação

O tipo de gordura que comemos influencia diretamente o vaso sanguíneo, por isso, uma dieta rica em ômega 3 traz uma melhora para a circulação sanguínea. Isso acontece porque essa gordura tem um poder desinflamante, diminuindo a pressão nos vasos sanguíneos, protegendo assim, sua saúde e facilitando a circulação, o que beneficia tanto a saúde do cérebro como a do coração.

Ossos

As gorduras são essenciais para a absorção da vitamina D (nutriente essencial para absorver e fixar o cálcio nos ossos), embora não haja uma relação direta entre os ossos e o consumo de gorduras.

Pulmões

90% do líquido surfactante pulmonar é composto de gordura, em especial, a saturada. O líquido é essencial para manter os alvéolos (estruturas responsáveis pelas trocas gasosas da nossa respiração) funcionando.

Coração

As gorduras poli-insaturadas, ômega 3, diminuem a concentração do colesterol LDL e ainda possui um efeito anti-inflamatório, o que diminui os riscos de doenças cardiovasculares. São encontradas nos peixes (atum, sardinha, arenque e salmão) e na linhaça. Os óleos vegetais são ricos em ômega 6 (girassol, soja e canola).

Essas são algumas das gorduras certas para ativar o metabolismo.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.