Aminoácidos para emagrecer

Por J.Costa


O nome dos aminoácidos produzem um som muito potente (glutamina, carnitina, fenilalanina etc) e dão a impressão de algo químico, mas eles são simplesmente os blocos de construção das proteínas.

Atualmente muitos aminoácidos são utilizados em suplementos alimentares prometendo perda de peso aos usuários, mas será que isto é verdade? Ou é apenas uma jogada de marketing?

Aminoácidos para emagrecer

Para responder esta pergunta, vamos analisar o que são e para que servem os principais aminoácidos dos suplementos alimentares:

Carnitina: Não é tecnicamente um aminoácido, mas é feita à partir de dois aminoácidos.
A carnitina é necessária para o metabolismo de gorduras então, teoricamente se consumirmos uma maior quantidade dela a gordura vai metabolizada mais rápido.
Infelizmente não é bem assim que acontece na prática, mas se sua alimentação foi deficiente, uma suplementação de carnitina pode ser interessante.
Glutamina: Um dos aminoácidos mais abundantes e não essenciais no organismo. Por esse motivo, se nosso corpo possui tanto esse aminoácido qual o motivo da suplementação?
O que acontece é que a glutamina é crucial na construção e reparo muscular, mas não tem nada a ver com controle de peso.
Triptofano: Alguns suplementos alimentares tentam converter as pessoas que este aminoácido ajuda a reduzir as tentações por carboidratos pelo fato do triptofano ser necessário para produzir serotonina. Deste modo as pessoas felizes não precisariam comer para ficarem alegres? Mais pesquisas são necessárias!
Fenilalanina e tirosina: Esses dois aminoácidos ajudam a aumentar a produção de catecolaminas que são hormônios do estresse. Acredita-se que com isso haja uma natural diminuição do apetite.
Leucina: Muito popular por sua capacidade de manter e aumentar a massa muscular. Alguns estudos tem mostrado que a leucina pode ajuda a diminuir o apetite e reduzir a gordura corporal.
5-Hidroxitriptofano: Comercializado nos Estados Unidos como um suplemento alimentar anti-depressivo, supressor de apetite e auxiliar no sono. No Brasil não passou pela avaliação da Anvisa, mas também, pouca coisa passa por ela. Por ser natural pode ser feito em farmácias de manipulação.
Acredita-se que tenha a capacidade de aumente a síntese e liberação da serotonina. Além disso, alguns pequenos estudos o apontam como um novo supressor de apetite.
Recomenda-se doses de 50mg 3 vezes ao dia. Altas doses podem causar danos ao fígado e o uso com antidepressivos causa confusão mental.

Conclusão

Será que vale à pena ma pessoa saudável consumir abundantemente aminoácidos? Nenhum grande estudo foi feito para mostrar aminoácidos para emagrecer. Os poucos estudos sérios com aminoácidos que foram publicados mostram apenas que a glutamina pode ser benéfica para pacientes com queimaduras e traumas, mais nada.

Continue lendo:

One thought on “Aminoácidos para emagrecer

  1. suplementos eh bom de mais eu tomo 9 capsula e espero 1 uma hora pra corre na praia ficou cheio de enegia pra fazer tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>