Alongamento antes do treino: melhor não fazer

Por J.Costa


Uma discussão antiga volta a povoar o cenário de academias de musculação e de quem pratica atividades físicas em geral, pois está relacionada com os benefícios reais do alongamento antes do treino.

De maneira geral, a concepção mais propagada por médicos e profissionais do ramo de esportes é de que o alongamento antes de começar uma sessão mais intensa de atividades físicas seria essencial para preparar os músculos obtendo, com isso, um melhor desempenho.

Mas as recentes pesquisas científicas começam a questionar esta ideia sugerindo que a realização de alongamentos antes de uma atividade física não seria tão indicada sendo que os detalhes desta questão vamos mostrar a seguir neste artigo.

Alongamento antes do treino: melhor não fazer

Motivos para não realizar alongamento antes dos treinos

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Limerik – Irlanda – os alongamentos com duração de segundos feitos exatamente antes do início da atividade física levam a um maior endurecimento dos músculos causando, com isso, uma chance maior de lesões.

Isto ocorre porque o alongamento antes de um exercício a um maior esforço destas estruturas orgânicas que ficam contraídas levando a uma maior dificuldade nos casos de exercícios com mais força a serem praticados.

Além disso, outras análises de cientistas sobre este assunto comprovaram que o alongamento antes da malhação leva a uma maior fraqueza e lentidão na realização das atividades.

Como fazer alongamentos corretamente

No entanto, estas informações não significam que você deve abandonar os alongamentos porque este tipo de prática faz muito bem ao seu corpo quando realizada corretamente.

Neste caso, é preciso que estes exercícios sejam feitos depois que a sua atividade física terminou, no final do dia ou ainda em uma aula específica somente com alongamentos, pois os seus efeitos em longo prazo são muito benéficos.

Além disso, é preciso evitar os alongamentos chamados de estáticos com intervalos maiores do que 30 segundos nos quais você puxa certo tipo de músculo, mas fica parado.

E por outro lado se faz necessário que antes da atividade física você realize os alongamentos dinâmicos nos quais o estímulo ao músculo é feito com movimentos diversificados durante a realização dos alongamentos reduzindo os problemas de contração muscular.

Conclusão

Assim, o alongamento antes do treino de forma parada apenas contraindo os músculos não é indicado podendo inclusive levar a mais problemas do que benefícios, mas quando feito de forma isolada e em momentos separados do treino proporcionam melhor desempenho do corpo.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.