Alimentos que evitam a retenção de líquidos

Por J.Costa


A retenção de líquidos é um fenômeno comum e que pode acontecer com qualquer pessoa. Geralmente, atinge mais às mulheres que aos homens. A causa pode estar relacionada com questões hormonais, porém, na maioria das vezes, pode ser evitada e amenizada com uma alimentação equilibrada, além de exercícios físicos, que devem ser feitos com regularidade.

Esta retenção causa um inchaço, devido ao acúmulo de líquidos no corpo, o que causa uma impressão e, muitas vezes, um ganho de peso, que em alguns casos, pode ficar bem visível. A retenção de líquidos pode causar um desconforto considerável, além de ser bastante comum no período menstrual. É importante ficar atento à retenção de líquidos, pois, pode ser sintoma de algum problema de saúde mais grave.

Veja alguns dos alimentos que evitam a retenção dos líquidos. Escolha os alimentos e utilize-os na sua dieta.

Melancia

A melancia é uma poderosa aliada contra a retenção de líquidos.

Entre as frutas, você pode escolher:

Melancia: Rica de água e muito pouco calórica, por isso, é muito indicada para evitar o inchaço.
Banana: Rica em potássio e é muito indicada para quem tem retenção de líquidos causada pelo sódio.
Uva roxa: Fruta muito importante para quem faz dieta, pois, além de reduzir a formação de gases, são excelentes para diminuir a vontade pela ingestão de doces. Com a diminuição dos gases, há a diminuição dos inchaços.
Abacate: Assim como as nozes, o peixe e o azeite, o abacate é muito importante para evitar o inchaço da barriga e o desconforto do estômago.

Pepino

O pepino também é um bom aliado para quem não quer reter líquidos.

Outros alimentos que são indicados para evitar o inchaço e a retenção de líquidos:
Pepino: Assim como a melancia, é um alimento que possui muita água, e acaba atuando como um diurético, fazendo com que o corpo elimine as toxinas através do xixi. Um grande aliado no combate ao inchaço.
Ovos: São importantes para eliminar as águas do corpo. O ovo é um nutriente muito rico em proteína.
Iogurte: Muito importante para o processo digestivo, além de ser rico em proteína. Para quem está de dieta, é bom optar pelos iogurtes naturais, ou seja, aqueles que não possuem açúcar.
Café: Assim como outros alimentos, o café é diurético e atua no auxílio a eliminação de líquidos.
Amêndoas: As amêndoas são nutrientes deliciosos e muito indicados para uma alimentação saudável. Possui proteínas vegetais, o que faz com que se evite a retenção de líquidos.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.