Alimentos que ajudam a bloquear a absorção de gorduras

Por J.Costa


Você sabia que é possível bloquear parte da gordura ingerida antes dela ser absorvida pelo organismo? Pode parecer estranho, mas certos alimentos possuem essa capacidade.

Alimentos gordurosos

Se você é adepto do famoso “dia do lixo” (dia da semana em que a pessoa para com a dieta e come tudo o que tem vontade), é interessante principalmente nesse dia ingerir alguns alimentos que ajudem a bloquear parte dos exageros. Confira os principais deles:

Batata: Apesar das batatas serem recomendadas principalmente para quem quer engordar, desde que você escolha um método de preparo ideal (exemplo: cozidas), este alimento é uma ótima fonte de carboidratos e tem nutrientes importantes para o organismo.

Maçã: Possui nutrientes como a quercetina, carotenoides e fibra que ajudam a bloquear gorduras.

Soja: Contém lecitina, que ajuda a quebrar a gordura depositada no corpo e impede a absorção da gordura de alimentos.

Cereais integrais: Ricos em fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol e manter o açúcar no sangue estável.

Nozes: Embora rica em calorias, deve ser incluída na dieta (desde que consumidas com moderação). As nozes são ricas em fibras e proteínas.

Farinha de maracujá: Possui uma substância chamada pectina principalmente na parte branca da casca que se transforma em um espécie de gel no estômago e “coleta” as gorduras. A farinha de maracujá tem cerca de 20% de fibra.

Caralluma Fimbriata: Faz muito sucesso entre os americanos, mas está proibida no Brasil por não ter registro no Ministério da Saúde.

Quitosana: Derivada da quitina encontrada nos crustáceos, a quitosana pode diminuir a absorção de gordura, no entanto, a quantidade contida nas cápsulas à venda é muito pequena para se ter um efeito significativo.
Vale mais à pena optar pelos alimentos citados acima do que gastar dinheiro com isso.

Obviamente que nenhum bloqueador de gorduras consegue agir sozinho, ou melhor, é preciso adotar uma dieta adequada, caso contrário não valerá de nada.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.