Água gelada queima calorias? Ajuda a emagrecer?

Por J.Costa


Beber água gelada queima calorias? Será que a água gelada ajuda a emagrecer? Esta pergunta pode parecer estranha, mas a sociedade moderna exige de homens e mulheres um padrão geral de beleza segundo o qual é preciso estar sempre bonito (a) e magro (a) para ser considerado belo e aceitável por todos. Deste modo, milhares de pessoas em todo o mundo buscam todas as maneiras que possam auxiliar para alcançar o tão sonhado corpo perfeito.

Nesta busca pelo emagrecimento desejado muitas ideias diferentes surgem como possibilidades de obter a perda dos quilinhos em excesso. Uma destas informações que geram muitas dúvidas se refere à relação divulgada entre o consumo de água gelada e uma maior queima de calorias corporais determinando, assim, um auxílio para emagrecer.

A primeira questão que precisa ser esclarecida é de que esta informação é sim verdadeira e, portanto, o consumo de água gelada pode ajudar em uma maior queima de calorias pelo organismo humano. Isto acontece porque quando consumimos água gelada, o corpo precisa aumentar a temperatura da água ingerida até que ela alcance a temperatura corporal normal para poder, depois disso, utilizá-la e para a realização deste processo é necessário que calorias sejam queimadas.

Beber água gelada queima calorias

Será que a água gelada ajuda no processo de emagrecimento?

Para compreender esta situação de forma prática é preciso considerar que o corpo necessita queimar 1 caloria para elevar em 1º C de cada grama de água gelada que você toma. Cerca de 250 ml de água gelada possuem aproximadamente 236,59 gramas deste líquido e neste caso simples teria de elevar a temperatura deste total de gramas de 0 ºC para 37 ºC causando, assim, a queima de 8,75 calorias.

Esta quantidade para um único copo de água gelada pode não parecer compensador, mas se você ingerir cerca de 2 a 3 litros diários de água esta queima de calorias se torna bem mais relevante. Porém, vale lembrar que de nada adianta querer queimar calorias bebendo um monte de água se você não cuidar do restante de sua alimentação e exercícios. Um deve complementar o outro quando o assunto é queimar calorias.

Portanto, a ingestão de uma quantidade grande de água gelada todos os dias é um mecanismo auxiliar interessante na queima de calorias e na perda de peso, mas que não pode ser utilizado de forma isolada porque seus efeitos serão potencializados com a atuação concomitante de uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.