Adoçante: tire suas dúvidas

Por J.Costa


A cada dia que passa uma quantidade maior de homens e mulheres decidem fazer um regramento em suas práticas alimentares para eliminar o excesso de peso e gorduras que foram acumulados. Uma das primeiras coisas que todas as pessoas resolvem fazer quando iniciam uma dieta consiste em substituir o açúcar pelo adoçante, que é indicando tanto para o processo de emagrecimento como para pacientes com Diabetes Melittus.

Estas substâncias são produtos feitos em laboratório e que possuem substâncias como a sacarina, frutose e a sucralose que oferecem um paladar doce para as bebidas, mas sem os problemas do açúcar como o ganho de peso e aumento da glicose.

A dose recomendada de adoçante consiste, de maneira geral, em no máximo cinco gotas do mesmo que correspondem a uma colher de chá de açúcar com uma média de 3 a 24 kcal dependendo do princípio presente no adoçante.

Adoçante: tire suas dúvidas

Tire todas as suas dúvidas sobre adoçantes e não erre no consumo!

Benefícios e cuidados com o adoçante

O grande benefício do uso de adoçante se refere ao fato de que o nosso corpo não o considera como glicose e ele na maioria das vezes cai na urina sem ser metabolizado exceto o aspartame e o ciclamato que tem níveis de absorção pelo organismo.

No entanto, pessoas que possuem problemas de hipertensão e insuficiência renal não devem usar adoçantes que também são contra-indicados para pessoas saudáveis e sem problemas de saúde que exijam a restrição de açúcar.

Além disso, o uso de adoçantes de maneira excessiva e por longo prazo pode causar danos à saúde devido à quantidade de sódio em associação com uma alimentação contendo produtos industrializados e contendo conservantes.

No entanto, o simples uso de adoçantes não irá causar o emagrecimento, já que esta prática deve ser associada a uma alimentação saudável com boa ingestão de fibras e com a realização de atividades físicas regulares.

Deste modo, os adoçantes não podem ser rotulados de maneira simples e definitiva como mocinhos ou vilões já que tem os seus benefícios, mas podem conduzir a problemas como vômitos, diarreias e até mesmo câncer.

Assim, a melhor medida com relação ao uso ou não de adoçantes é buscar o auxílio de um profissional médico ou nutricionista, estar sempre atento à quantidade de substâncias como o sódio nos rótulos deste tipo de produto e abandonar hábitos não saudáveis.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.