Açúcar faz mal: é tóxico!

Por J.Costa


Que o açúcar é um grande vilão e faz grande mal a saúde acho que todos já sabem, não é mesmo? Pois é, para reafirmar isso, uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia afirmou que o açúcar contribui com cerca de 35 milhões de mortes por ano e por esse motivo é considerado uma substância potencialmente tóxica.

Todos os dias um grande número de pessoas são vítimas de diabetes tipo 2, uma doença que tem progressão lenta e insidiosa que está interligada a obesidade. Embora seja um doença que leva a morte, não é uma assassina dramática e que chama a atenção como outras doenças como câncer. De qualquer forma, é um problema que tem enorme impacto pessoal.

Açúcar faz mal é tóxico!

A publicação da revista Nature chamou a atenção porque mostrou que o açúcar representa um grande risco para saúde e contribui para cerca de 35 milhões de mortes globalmente a cada ano. Sua ligação com o aparecimento da diabetes é tão forte que geralmente há um imposto maior sobre os alimentos e bebidas que contenham adição de açúcar.

Ainda segundo a publicação dos pesquisadores, a sacarose que é um composto natural feito a partir da glicose e frutose é refinada para produzir açúcar de mesa e ambos são adicionados aos alimentos processados. Desse modo, ao invés de aumentar o teor de fruta de uma bebida, os fabricantes optam por acrescentar mais açúcar, que é um alimento barato.

O que o açúcar tão perigoso é a frutose que faz com que o fígado inicie um processo que pode levar a uma doença hepática e insuficiência hepática. Sua presença pode desencadear o desenvolvimento de diabetes tipo 2 porque os níveis de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas tenha que produzir grandes quantidades de insulina.

Apesar de tudo, é importante esclarecer que a diabetes tipo 2 é diferente da diabetes tipo 1, em que células do sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células secretoras de insulina.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.