A dose certa de proteína na dieta

Por J.Costa


O debate sobre a proteína na dieta é bastante antigo, enquanto uns defendem que ela deve ser retirada da dieta outros dizem que ela deve ser consumida em abundancia. Existem algumas dietas malucas que pregam o consumo exclusivo da proteína por alguns dias para que se perca peso. Isso realmente pode acontecer, porém os danos causados a saúde podem ser grande.

Se essa dieta for feita o corpo irá perder muita água e realmente dará a sensação de emagrecimento, porém pode causar fraqueza por falta de outros nutrientes, dores de cabeça, sobrecarregar os rins e fazer mal ao coração entupindo artérias.

Para evitar esse tipo de problema o ideal é consumir a proteína na dose certa.

A dose certa de proteína na dieta

Acerte na dose

Mas fica a dúvida, qual quantidade de proteína de devo ingerir diariamente? O ideal seria 1grama de proteína para quilo que a pessoa tem, por isso uma pessoa que pesa 60 quilos deviria ingerir 60g de proteína por dia.

Para se conseguir a dose diária ideal é preciso consumir alimentos que são fonte de proteína e ela pode ser encontrada em carnes, laticínios, ovos, cereais, oleaginosas, soja e legumes. Cada alimento possui uma dose de proteína por isso é preciso conhecer bem a fonte que se está consumindo.

Mesmo utilizando esse padrão para encontrar a dose correta em alguns casos pode ser liberada uma maior quantidade diária de proteína, isso vai depender do estilo de vida que a pessoa leva. Normalmente quem pratica exercícios físicos de forma regular ingere uma maior quantidade. Porém, nada de você mesmo decidir o quanto consumir, é preciso de ajuda de um nutricionista para montar um cardápio balanceado e que traga resultados para o corpo.

Prós de consumir a proteína na quantidade correta

Como já vimos a proteína deve fazer parte da dieta assim com outros alimentos como gorduras e carboidratos. E o consumo moderado pode trazer benefícios a saúde, como:

– Ajuda no ganho de massa magra para quem pratica exercícios;

– Auxilia a reparar a musculatura evitando lesões;

– Ajuda a manter o corpo funcionando e a perder peso;

– Produzem hormônios neurotransmissores e anticorpos;

– Ajuda no transporte de substancias pelo corpo.

Exagerar de vez em quando não tem problema, mas lembre se controlar a quantidade de proteína que está ingerindo para poder ter uma vida saudável e poder usufruir de todos os benefícios listados acima.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.