A dieta que prevê controlar as bactérias do organismo

Por J.Costa


Mais uma dieta surgiu recentemente, porém ela possui um conceito totalmente diferente. Ela possui dois defensores, a naturalista Brenda Watson bastante conhecida por participar de programas de televisão norte americanos e o clínico geral de Nova York Raphael Kellman.

A proposta de ambos é de ingerir certos alimentos para “domar” as bactérias do nosso sistema digestivo e fazer com que elas trabalhem para que haja o emagrecimento. Toda essa proposta já vem sendo estudada pela medicina e controlar as bactérias do organismo é chamado de microbiota.

Porém são 100 trilhões de bactérias que cada um de nós possui no organismo e elas formam uma rede complexa que influencia não apenas no emagrecimento, mas também na produção de hormônios. Para os cientistas já está comprovada que as bactérias influenciam no peso, mas as pesquisas ainda são muito inconclusivas.

Para Brenda e Kellman o que auxilia no emagrecimento é ingerir os alimentos preferidos pelas bactérias, assim “mata se” a fome das bactérias que contribuem para a obesidade. Esses alimentos contam com muitos vegetais, porém restringem os carboidratos e as proteínas.

A dieta que prevê controlar as bactérias do organismo

Para os nutricionistas essa dieta e muito restritiva e pode causar deficiência de nutrientes importantes no organismo, já os pesquisadores ainda são céticos em relação à eficácia da dieta uma vez que não existe nenhuma pesquisa que comprove sua eficácia.

Toda essa ideia de que existem bactérias que causam o ganho de peso surgiu recentemente em 2006, quando um biólogo americano analisou pessoas que perderam peso e notou mudanças nas bactérias do organismo.

Desde então tenta se explicar porque um grupo de bactérias, chamadas de Firmicutes contribuem para a obesidade. Dentre as possibilidades estão a alta capacidade de extraírem energia dos alimentos ou a possibilidade de danificar o revestimento do organismo. Mesmo sem nenhuma comprovação a dieta das bactérias chama a atenção de quem quer perder peso.

Cardápio da dieta

Para Brenda o cardápio ideal seria o seguinte:

Café da manhã

Iogurte natural com damasco

Lanche da manhã

Castanhas

Almoço

Salada com frango com molho de coalhada

Lanche da tarde

Frios

Jantar

Refogado de peito de peru

Ceia

Mousse de cacau, amêndoas e chia.

A qualquer hora do dia

Chucrute

Já para Kellman o cardápio é um pouco diferente, porém utiliza o mesmo princípio.

Café da manhã

Batida de manga

Lanche da manhã

Couve flor assada

Almoço

Salada de aspargo

Lanche da tarde

Frutas vermelhas e kiwi

Jantar

Picadinho de carne e chucrute

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.