5 principais motivos para uma dieta falhar

Por J.Costa


Em uma simples conversa informal com amigos e colegas de trabalho é possível identificar diversas pessoas que começaram, mas não conseguiram terminar uma grande variedade de controles da alimentação para emagrecer e por isso existem algumas questões que são tidas como principais motivos para uma dieta falhar.

Esta situação relatada já foi comprovada por pesquisas científicas as quais mostram que somente 20% das pessoas que iniciam uma dieta conseguem manter a mesma de forma correta até o 3º mês. Por isso, é de grande importância conhecer os fatores relacionados com a prática de dietas que podem levar à sua interrupção causando, com isso, o aumento de peso e à uma frustração com a forma física inadequada.

5 principais motivos para uma dieta falhar

5 principais motivos para uma dieta falhar

Com relação a este assunto um dos primeiros motivos consiste na ideia presente em muitas pessoas de que praticam dieta que a fome é normal neste tipo de situação, mas não é. Quando você sente fome mesmo com pouco tempo depois que se alimentou isso é um sinal de que a sua dieta não está adequada.

Com isso, o seu corpo tende a armazenar mais energia na forma de gordura para ser utilizada e isto leva à uma maior dificuldade para perder o peso desejado levando, desta forma, à crença de que a dieta não está tendo efeito.

Para conseguir superar esta possibilidade é importante incluir a ingestão de alimentos que irão dar uma maior sensação de saciedade como os ricos em fibras, proteínas magras – ovos, peixes e leguminosas – e de gorduras poli-insaturadas a exemplo de sementes e azeites.

Outro motivo relacionado com a falha de uma dieta consiste nas mudanças causadas no corpo com o uso de técnicas muito restritivas de alimentação, pois desta forma surgem reações indesejadas no corpo como dores de cabeça, fadiga, mau humor e outros.

Para evitar este tipo de situação primeiro é preciso esquecer dietas muito radicais e com poucas quantidades de calorias ou carboidratos, mas é preciso ingerir todos os nutrientes que seu corpo vai precisar em porções menores com intervalos menores de tempo e neste caso lembre-se de que é preciso comer mais na quantidade adequada para quem deseja perder peso.

Uma ocorrência bem comum para justificar abandonar a dieta está relacionada com as emoções e situações vividas pelas pessoas porque a alimentação muitas vezes funciona como uma válvula de escape para as mais diversas situações da vida tanto alegres como tristes e problemáticas.

Mas com isso costuma ocorrer o excesso na ingestão de alimentos que geralmente são muito calóricos como doces, refrigerantes, açúcares e carboidratos simples causando grande satisfação emocional ou alívio de tensões, mas que oferece como adicional alguns quilos de peso a mais.

Para evitar que as emoções da vida façam você parar com a sua dieta e engordar é preciso tentar pensar de forma racional considerando como vai se sentir depois de um mega doce – com inchaço abdominal e mais gordura abdominal – bem como considerar o esforço a mais que terá de fazer para eliminar o excesso cometido.

Mais um motivo para a dieta falhar é a consideração de diversas pessoas que pensam na exigência de ter que seguir para sempre certa restrição alimentar, mas não é bem assim, pois falhas e algumas escapadas na dieta vão acontecer e é normal.

Assim, não se culpe se em um dia da semana você comer um pequeno doce ou ainda tomar um copo de cerveja, pois isto além de agradar o seu paladar evita o excesso de alimentação de forma diária, pois o seu corpo terá a mensagem de que vai receber alguns agrados toda semana evitando a ocorrência de uma necessidade maior de alimentos em decorrência da dieta feita.

Existe ainda um fator chamado de pressão social o qual pode levar à uma série de sentimentos de culpa com relação a quem faz uma dieta ou tenta se alimentar de forma mais saudável sugerindo a necessidade ou não de continuar com a mesma.

Com relação a isso é preciso primeiramente ter a personalidade de dizer que está mudando a alimentação bem como praticar com constância o controle em encontros sociais com familiares e amigos evitando comer em excesso ou alimentos inadequados para o seu projeto de alimentação determinado.

Portanto, para você que está na luta por uma alimentação mais saudável ou ainda com o objetivo de ter o corpo belo desejado por meio dos cuidados sugeridos e evitando os principais motivos para uma dieta falhar mostrados neste artigo é possível se manter na alimentação saudável com a perda de peso tão esperada.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.